O cinema de Patricio Guzmán: obsessão histórica, impasse e “novo universal”– da Batalha do Chile (1975-1979) à inflexão em Salvador Allende (2004).

  • Ana Lucía Oliveira Vilela Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História
  • Fabiana de Souza Fredrigo (Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História
Palabras clave: Patricio Guzmán, documentário, Salvador Allende, A Batalha do Chile

Resumen

Na obra de Patricio Guzmán, a questão da utopia está sempre em jogo, porém, não da
mesma maneira. Para tratarmos deste tema, lidamos com duas de suas produções, A
Batalha do Chile, a luta de um povo sem armas (1975-1979) e Salvador Allende (2004). Na
primeira, uma trilogia, o documentarista maneja a causalidade histórica, arquitetando
uma concepção estrutural de narrativa. Na segunda, observamos duas inflexões: o
cineasta vislumbra Allende em sua contingência (não para defender ou erigir um mito),
bem como associa perspectiva utópica e elaboração, nos permitindo alcançar o impasse
da sociedade chilena (e dele próprio). Em razão disso, formulamos a seguinte hipótese
acerca da cinematografia de Guzmán: da estrutura à contingência, ela opera um “novo
universal”, perspectivando a utopia. O cineasta encontrará o caminho do “novo universal”
depois de reconhecer um impasse ético, cujo enigma central busca atribuir um lugar a
Allende. Delineado pelas pesquisadoras com o objetivo de analisar a obra de Guzmán, o
“novo universal” será mobilizado ao longo deste artigo e, mais detidamente, caracterizado
no item final

Publicado
2023-12-07
Sección
Artículos