A Batalha do Chile (Patricio Guzmán) na 3a Mostra I nternacional de Cinema em São Paulo (1979): compartilhamento de experiências e resistência política
Resumen
O objetivo do artigo é analisar a participação do documentário A Batalha do Chile na 3ª
Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (MIC), em 1979, e a sua recepção no Brasil.
A partir de uma perspectiva de História Social do Cinema, pretende-se problematizar um
conjunto de documentos – correspondências e artigos de imprensa – inserindo o Brasil
no circuito dos festivais e mostras cinematográficas daquele contexto. Numa perspectiva
transnacional – de circularidade da trilogia e de contatos e interconexões entre mediadores
culturais – pretende-se refletir sobre a importância da MIC e da participação do documentário
de Guzmán em pleno contexto de vigência da censura no país. Acredita-se que ao inserir o
Brasil nessa triangulação de contatos e de circularidade e no circuito dos festivais/mostras
será possível refletir sobre as especificidades da MIC, o compartilhamento de experiências,
as aproximações culturais e cinematográficas, problematizando o caráter de resistência
política que pode ser associado à MIC e à exibição da trilogia – em especial, à última parte,
O Poder Popular (1979), que conquistou, por meio do voto do público, o 3° lugar na Mostra.