As dimensões de Salvador Allende na trilogia“A Batalha do Chile” (1975-1979)
Resumen
O cinema de Patricio Guzmán tem, dentre seus dispositivos narrativos fundamentais, o uso
de imagens de arquivo contando, inclusive, com a reutilização de recortes de seus próprios
filmes ao longo dos anos. No caso de “A Batalha do Chile”, a trilogia ficou conhecida pelo
fato de a equipe de filmagem acreditar estar filmando uma revolução, mas descobrir um
golpe de estado em sua fase de finalização. Dentre os arquivos utilizados, estão as imagens
produzidas pela Chile Films, uma empresa estatal que refletiu as contradições internas da
Unidad Popular, assim com as tensões político-ideológicas que tomavam conta dos agentes
cinematográficos daquele momento. O artigo, portanto, pretende refletir sobre o papel que
o presidente Salvador Allende assume ao longo dessa trilogia, que dimensionamentos a
montagem opera em suas imagens e discursos, levando em conta que, em grande medida,
a sua presença deriva de imagens fabricadas pela Chile Films. O artigo, portanto, apresenta
um recorte da tese de doutorado defendida na PUC/SP intitulada “O cinema de Patricio
Guzmán: história e memória entre as imagens políticas e a poética das imagens”, pioneira ao
oferecer simultaneamente uma análise fílmica, histórica e filosófica do conjunto da obra
deste chileno.